10 motivos para adotar a carona corporativa na sua empresa

,

22 jul 2016

Se deslocar na cidade faz parte da vida da maioria de nós, porém ir e vir deixou de ser trivial quando perdemos parte significativa do dia em trânsito, nos tornando não apenas menos produtivos mas seguramente menos felizes. Segundo o IPEA, o brasileiro gasta em média 82 minutos no seu deslocamento diário. Observando esse cenário e sendo responsáveis pelo deslocamento diário de muitas pessoas, diversas empresas têm enxergado na mobilidade não apenas uma oportunidade de trazer qualidade de vida ao funcionário, mas consequentemente gerar valor também para si mesma. Por isso, estão em alta iniciativas de mobilidade corporativa mais eficientes e sustentáveis. Entre elas, o incentivo à carona tem se mostrado uma opção de simples implementação e baixo custo. O racional por trás é bastante simples: aumentar a eficiência de um recurso muito mal aproveitado, o carro.  É uma questão de otimizar a utilização de recursos já disponíveis para aumentar o bem-estar de todos, sem necessidade de grandes investimentos, mas com incentivo à mudança de hábito e uso da tecnologia para facilitar a transição. De carona nessa tendência, reunimos os 10 principais motivos pelos quais as empresas, principalmente através de seus profissionais de RH, sustentabilidade ou até mesmo inovação, estão adotando políticas de incentivo à carona corporativa:
1) Aumentar o bem-estar dos colaboradores: oferecendo companhia para quem dirige sozinho ao trabalho e uma opção muito mais confortável para quem costuma utilizar o transporte público, compartilhar através da carona traz economia de custo, mais conexões com uma experiência mais agradável no trânsito e consequentemente mais produtividade e bem-estar ao colaborador.
carona2
2) Estar entre as melhores empresas para se trabalhar: qualidade de vida é essencial para reter talentos. Segundo a Ipespe, 58%dos paulistanos acreditam que o trânsito é a maior causa de infelicidade nas suas vidas. Por isso, 9 em cada 10 empresas do ranking de melhores empresas para se trabalhar da Fortune 100 investe em políticas de mobilidade.
fortune
3) Reduzir custos com mobilidade:  gastos com estacionamento, vale-transporte, linhas de fretado e outros benefícios de mobilidade podem ser otimizados ao incentivar a carona, reduzindo custos ao aumentar a eficiência do deslocamento diário do colaborador.
estacionamento
4) Aumentar integração entre funcionários: compartilhar o trajeto ao trabalho é uma maneira simples e barata de integrar e aumentar comunicação e disseminação da cultura interna entre colaboradores.
shutterstock_112445972 (2)
5) Neutralizar o impacto que a empresa tem sobre a mobilidade da cidade: Segundo o WRI, 50% dos deslocamentos na cidade são feitos por motivo de trabalho. Além disso, 90% da poluição na cidade é causada por veículos segundo a OMS. Incentivar uma mobilidade mais eficiente através da carona é cumprir com a responsabilidade social da empresa nesse sentido.
transito bonito
6) Praticar a sustentabilidade e reduzir emissões: menos carros nas ruas significa menos emissões e cidades mais limpas e saudáveis. Aproximadamente 90% das emissões de escritórios estão relacionadas à mobilidade de funcionários.
sustentabilidade
7) Reduzir índices de absenteísmo e atraso: direção acompanhada é direção mais segura e mais comprometida com os horários. Além disso, a carona pode ser uma alternativa para superar greves no transporte público e problemas com a chuva.
relogio
8) Oferecer um benefício acessível a todos: a carona é democrática e acessível a todo funcionário.
compartilhamento
9) Estar na fronteira da inovação: compartilhar é a nova moda e com a tecnologia as conexões se expandem com velocidade. Incentivar o compartilhamento com uso da tecnologia é estar na fronteira da inovação.
inovaçao
10) Fazer parte da Revolução: mobilidade é o tema da vez e as empresas estão cada vez mais se envolvendo no desafio que afeta a vida da sociedade como um todo.
E a sua empresa? Já tem um programa estruturado de caronas?
Confira as melhores práticas de mobilidade adotadas pelas melhores empresas para se trabalhar: https://blog.bynd.com.br/guia-de-mobilidade/

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação