6 situações inusitadas para fazer networking e aumentar a rede de contatos

18 dez 2019

Você já deve ter ouvido falar naquele ditado de quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Essa é uma premissa do mercado, e por isso é preciso fazer networking a todo momento para aumentar a rede de contatos.

Não importa a sua profissão ou a área em que você atua, vender as suas habilidades é uma forma de sobrevivência no mercado. Portanto, fazer o networking pode se tornar uma rotina em sua vida, e toda hora é hora de exercer a sua função empresarial sobre você mesmo.

Quer entender melhor como isso funciona? Separamos 6 situações inusitadas que você pode aproveitar para fazer networking. Confira algumas dicas!

1. Voluntariado

O voluntariado é uma forma de ajudar as comunidades que necessitam de um olhar diferenciado. Também pode ser uma excelente estratégia para se mostrar ao mercado, já que permite conhecer pessoas com diversos perfis.

Não seja a pessoa chata que vende o seu trabalho 24 horas por dia, mas sim aquele profissional que está sempre disposto a ajudar e oferecer os seus serviços, inclusive de forma voluntária.

2. Carona para o trabalho

A carona para o trabalho é uma forma interessante de trocar experiências com outros profissionais, ao mesmo tempo que contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, a carona corporativa permite diminuir o trânsito, além de ser uma alternativa ao transporte público.

Você pode criar uma rede de carona com colegas de diversos setores da sua empresa, que se deslocam para a mesma região da cidade, melhorando assim a mobilidade de todos. A carona é um momento privilegiado para conversar e destacar o seu perfil e habilidades profissionais. Aproveite também para saber o que as outras pessoas estão desenvolvendo, pois assim poderá adquirir conhecimento e entender o que os outros fazem.

Ao aderir às caronas corporativas, você mantém a sua rede de networking ativa e ainda reduz a emissão de gases poluentes, já que um mesmo veículo será utilizado por mais pessoas. E o melhor de tudo é o clima de amizade que se cria!

3. Grupos nas redes sociais

Na era digital, as redes sociais são uma das ferramentas mais eficazes quando assunto é fazer networking, pois elas estão sempre conectando pessoas! Hoje em dia, se torna cada vez mais difícil ficar longe dessas redes. A maioria das pessoas procura por referências, novidades e indicações por meio do Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo outras redes.

Por isso, além de manter as suas redes sociais ativas, participe de grupos e tenha um máximo de cuidado com a sua imagem. Mesmo que você tenha excelentes referências, se a sua imagem não estiver valorizada corretamente, isso pode ser muito prejudicial para o seu networking.

Em especial, é importante tomar cuidado com posicionamentos radicais e com o envolvimento em debates nas redes sociais, já que essas ações podem ter um impacto negativo na sua imagem e relacionamentos.

4. Coworking

Trabalhar em ambientes compartilhados — os famosos coworkings — é uma solução interessante não só para reduzir os custos administrativos, como também para conhecer outras pessoas que estão no mercado, atuando em vários setores e trabalhando com diversas tecnologias.

Nos coworkings, as pessoas estão mais abertas à troca de experiências, tendo um real interesse em conhecer um pouco mais do trabalho dos profissionais com os quais convivem no dia a dia. Novas oportunidades de negócio são criadas graças ao compartilhamento de uma área de trabalho, uma vez que com as conversas podem surgir possibilidades de trabalho, assim como projetos e parcerias com as empresas e profissionais do coworking.

Portanto, não se limite ao seu escritório e busque os espaços compartilhados para trocar experiências e entender mais sobre a situação atual do mercado, por meio das inúmeras conversas que esse tipo de espaço possibilita. Os profissionais que trabalham em coworking têm mais facilidade para fazer novos contatos, o que potencializa as indicações e aumenta o seu networking.

5. Prática de esporte em grupo

O esporte, além de saudável, é um grande aliado para os profissionais em busca de aprimoramento. Não é segredo que a saúde física e mental estão interligadas, portanto a prática regular de um esporte permite aos profissionais se manterem em forma, o que também leva a um melhor desempenho no trabalho. Além disso, estimula-se a disciplina, o que impacta positivamente no contexto profissional.

Quando o assunto é esporte em grupo, a situação é ainda melhor, pois a prática esportiva permite conhecer pessoas e fazer novas amizades. Portanto, o impacto no networking é direto e você pode aproveitar os momentos de esporte coletivo para trabalhar seus relacionamentos com foco na carreira.

Crie uma rede que possa abrir portas para novos trabalhos, trazer novas visões e apresentar oportunidades em diversas áreas profissionais. Também vale reforçar que é importante que comunique com o grupo sobre o que você faz, e quais são as suas habilidades e projetos.

6. Grupos de leitura

Uma outra dica para desenvolver o networking é participar de grupos de leitura. Esses grupos são um ambiente privilegiado para conhecer pessoas focadas e cultas, uma vez que os participantes compartilham o gosto pela leitura, que é considerado um diferencial profissional.

Aqui, vale destacar que as conversas literárias são uma ótima forma de relacionamento, pois permitem identificar afinidades entre os participantes e desenvolver uma conversa interessante. Tudo isso aliado ao aprendizado por meio da leitura e ao ambiente descontraído, pois se trata de uma atividade entre amigos e não de uma reunião de negócios.

Como vimos, fazer networking é muito importante para o desenvolvimento da carreira profissional. A boa notícia é que são muitas as situações que permitem aprimorar a rede de contatos, como a realização de voluntariado, prática de esporte, ou mesmo a opção de trabalhar em um espaço compartilhado com outras empresas.

Além disso, as redes sociais abrem novos caminhos para fortalecer o relacionamento com colegas e amigos. Independentemente de optar por um networking online ou presencial, é de extrema importância preservar a sua imagem e manter a sua rede de contatos sempre aquecida.

E, não menos importante, a carona corporativa vem surgindo como um novo meio de transporte e, principalmente, uma nova forma de fazer networking. Quer saber mais? Conheça os benefícios de uma carona segura!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade