Como os carros elétricos estão relacionados com a sustentabilidade?

28 jan 2020

Finalmente estamos entrando na era dos carros elétricos. Eles surgiram como uma alternativa para reduzir os impactos negativos no meio ambiente há tanto tempo causados pelos combustíveis fósseis. Mas, como com toda evolução, existe certa resistência, principalmente por parte daqueles que ainda têm muito a lucrar com a poluição.

No entanto, o uso da eletricidade nos automóveis já é um caminho sem volta. É apenas uma questão de tempo até que toda a frota mundial esteja renovada e livre de emissão de CO2. Seu caráter de sustentabilidade é incontestável e as vantagens são inúmeras.

Os carros elétricos são meios de transporte mais limpos

A tecnologia nos apresentou, com os carros elétricos, um meio de transporte que não emite gases poluentes. Sua eficiência, de 95%, é em torno de 3 vezes superior à do motor a combustão, que é de aproximadamente 35%. Além disso, há uma economia de espaço, já que o motor elétrico é menor.

A manutenção é mais um aspecto revolucionário, pois os carros elétricos não têm muitas peças móveis, e não precisam de água, óleo e correias. Também não há caixa de marchas, cardã ou diferencial. O motor é dotado de uma única peça móvel que não corre o risco de superaquecer.

O veículo elétrico oferece torque total desde que se encosta o pé no acelerador. Dessa forma, o motor proporciona tração ao veículo sem a desvantagem do peso e do espaço ocupados pelo eixo cardã. O centro de gravidade fica no meio do veículo, já que as baterias estão localizadas sob o assoalho.

Uso dos veículos elétricos no Brasil

Infelizmente, o Brasil ainda caminha lentamente para essa direção da frota elétrica, uma vez que os investimentos necessários para oferecer uma infraestrutura condizente com a tecnologia dos carros elétricos ainda estão muito aquém do ideal.

Além disso, nosso país está em constante dilema quanto ao fornecimento de energia elétrica em razão das constantes crises hídricas e da lentidão no processo de implementação de novas fontes renováveis (muita burocracia e desinteresse de grupos dominantes).

Somam-se a isso os preços pouco amigáveis. Os automóveis são importados e não existe uma política de incentivo para a redução de valores. Contudo, aos poucos, as mudanças tendem a acontecer e tornar essa maravilha moderna mais popular e acessível a todos.

Práticas que reduzem a emissão de CO2

Enquanto não temos os sonhados veículos elétricos rodando em massa, podemos lançar mão de alternativas para ajudar a reduzir a emissão de CO2. Vejamos algumas delas:

Andar a pé

Sempre que possível, evite usar o carro e ande a pé. Além de não emitir gases de efeito estufa, você dará uma ajudinha ao seu bem-estar físico e mental. Caminhar é um dos exercícios mais saudáveis.

Utilizar bicicleta

Com uma bike bem equipada, os transtornos do trânsito ficam para trás, e você também faz um bocado de exercício. Os custos para equipar uma bicicleta adequadamente também exigem um pouco de investimento, mas nem se comparam aos de um veículo, não é mesmo?

Então, que tal trocar o estresse das ruas congestionadas pela endorfina liberada durante as pedaladas na bike? A sua saúde agradece e a natureza também!

Pegar carona

Compartilhar caronas é uma solução inteligente e diminui consideravelmente os impactos causados pelo excesso de carros nas ruas. Os aplicativos de caronas corporativas, como o Bynd, já chegaram para ajudar você a chegar e sair do trabalho de um jeito prático, simples e seguro.

A invenção dos carros elétricos nos mostra que a consciência ambiental já faz parte das nossas escolhas diárias, não há como fugir disso. É essencial transmitir essas ideias aos familiares, amigos e colegas de trabalho sempre que possível. Faça a sua parte e contribua com um mundo limpo e saudável!

E você, já conhece as vantagens dos serviços de mobilidade corporativa? Aproveite e dê uma olhadinha!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação