Como conseguir a equipe mais produtiva com gestão empresarial

04 mar 2020

Márcio Francisco Silva – CEO da W3ERP

Para todos os negócios, independente do segmento, a gestão empresarial precisa ser bem executada. Em resumo, a gestão lida com ações e estratégias com a intenção de conduzir a empresa a alcançar melhores resultados.

Isso é possível por meio de processos que incluem a administração de recursos, organização das finanças, gestão de pessoas e o que for necessário para manutenção.

No Brasil, a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

O principal motivo para esse diz respeito à dívidas, mal planejamento e execução das ações de marketing e administração dos recursos.

Por isso, a gestão empresarial é parte importante para que as empresas se mantenham no mercado competitivo. A seguir, vamos entender melhor como funciona uma boa gestão e qual sua importância para manter uma equipe mais produtiva. Acompanhe!

Entenda a importância de uma boa gestão empresarial

A gestão está diretamente ligada à organização dos processos internos da empresa, assim como suas metas, custos com materiais, compra e venda, contratações, demissões e tudo o que engloba o ambiente da empresa.

Cada área depende de análises específicas e boas práticas de administração. Por isso, cuidando separadamente da administração de cada uma delas, as possibilidades de um negócio de sucesso aumentam consideravelmente.

Por exemplo, o setor de marketing digital é responsável por impulsionar a imagem da empresa e atrair mais clientes, aumentando assim as vendas, correto? Considerando a adição de uma estratégia de marketing digital, o objetivo é captar clientes por meio da internet.

No entanto, por mais que a estratégia de marketing funcione, não adianta entender como vender produtos ou serviços na internet sem que as outras áreas estejam igualmente preparadas para esse crescimento.

Pois, isso aumenta o fluxo de trabalho, os gastos, envolve admitir mais pessoas e eventualmente gera a necessidade de mudar a operação de lugar.

Independente do segmento, isso é aplicado! Seja um negócio que trabalha com a reciclagem de eletrônicos, locação de geradores ou mesmo instalando tela de proteção para sacada, cada setor é responsável por um trabalho, sendo a gestão a líder do conjunto.

Para isso serve a gestão empresarial! Além de preparar a empresa como um todo para os crescimentos específicos de cada setor, impede que seu negócio encare problemas inesperados, além de se preparar contra futuras crises.

Melhore sua gestão empresarial

Como vimos ao longo deste conteúdo, além de ser indispensável para o crescimento do seu negócio, uma boa gestão é também uma forma de medir os resultados e prevenir sua empresa para futuras mudanças.

Analisando cada passo a ser dado sua empresa prepara todas as áreas internas para as mudanças necessárias, liberando espaço para crescer cada vez mais.

Por isso, agora que temos essas informações sobre gestão empresarial, o que acha de aplicar corretamente na sua empresa para obter sucesso?

Dessa forma é possível melhorar os processos internos, aumentando gradualmente o fluxo de trabalho e resultando em uma estrutura sólida para que seu negócio cresça cada vez mais, aumentando os lucros e o tamanho da sua empresa.

Novas tecnologias para aumentar eficiência e lucratividade

Inteligência artificial (IA)

Sempre em pauta, a inteligência artificial (IA) permite que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e executem atividades como seres humanos. Basicamente está presente em mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio de uma pessoa.

Entre os exemplos mais utilizados para explicar IA estão as tecnologias que proporcionam o reconhecimento facial em fotos disponíveis em redes sociais como o Facebook, softwares capazes de analisar e se moldar as preferências de seus usuários, dispositivos que usam o reconhecimento de voz para executar ações e os sistemas que automatizam processos empresariais. Em um web ERP completo e eficiente, por exemplo, a inteligência artificial permite automatizar tarefas administrativas de maneira prática e estratégica.

Machine Learning

A Machine Learning, ou Aprendizado de Máquinas, é constituída por conceitos relevantes da Inteligência Artificial. esta solução permite que os softwares envolvidos encontram informações de interesse da empresa  mesmo em meio a um mundo de dados, com uma margem gigantesca de precisão. Essa tecnologia permite uma completa análise de dados e dá mais autonomia para o usuário na tomada de decisões.

Como isso acontece? De forma resumida, podemos dizer que, através do reconhecimento de padrões pré-estabelecidos pela empresa, a tecnologia busca pelas informações requisitadas, podendo ser utilizada de maneira estratégica pelo usuário.

Blockchain

Provavelmente você conhece a moeda virtual Bitcoin, que surpreendentemente se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas nos últimos anos. Além de ser criptografada e não responder a regulamentações governamentais ou bancos, sua valorização atingiu níveis altíssimos.

Falamos da Bitcoin para poder mencionar a tecnologia por trás da moeda virtual. De forma prática, o Blockchain é uma cadeia de registros compartilhada em diferentes pedaços com o objetivo de criar um índice global em um determinado mercado. Basicamente, funciona como um livro-razão público e mundial, transformando um número gigantesco de informações em uma linha objetiva de transações.

Porém, não podemos deixar de dizer que esta tecnologia vai além do Bitcoin. Em uma plataforma de registros, por exemplo, a tecnologia abre um mundo de possibilidades para as empresas realizarem transações seguras, confiáveis e transparentes

Internet das Coisas (IoT)

Esta tecnologia consegue aproximar o mundo físico do mundo digital. Isso, porque tem o objetivo de conectar itens comuns do dia a dia à rede da internet. Basicamente, IoT é um conceito em que dispositivos utilizados no nosso dia a dia são equipados para serem capazes de identificar aspectos da realidade física, como temperatura, por exemplo, e depois utilizá-las de forma inteligente.

Dentro das fábricas, por exemplo, um dos recursos considerados de maior avanço dentro da IoT é referente a processos de produção, como o uso da tecnologia para verificar possíveis falhas ou quebra de máquinas, além da redução de riscos de prejuízo e aumento de vida útil de máquinas.

Dentre as muitas aplicações desta solução, ainda se destaca o seu uso para otimizar processos como a logística de entrega, desde a indicação de melhores rotas, até o apoio na busca por melhores meios de transporte para cargas específicas.

Sistemas tecnológicos para otimizar gestão

Além de transformarem diferentes aspectos na forma como as pessoas se relacionam com o mundo, todas as tecnologias citadas acima também trazem respostas ágeis para os processos administrativos de empresas de qualquer segmento, e podem ser encontradas em um web ERP eficiente e atual.

São muitos os recursos, as possibilidades e caminhos que podem ser seguidos com a utilização de ferramentas tão poderosas. Um exemplo que aproxima as novas tecnologias da realidade de empresas de diferentes portes são os web ERP’s equipados com todas as características mencionadas nesse artigo.

Com um web ERP que integra todos esses recursos e inovações, você otimiza todo o funcionamento da sua organização e consegue se manter competitivo em um mercado que já entendeu que não dá para seguir em frente sem o apoio da tecnologia. Além disso, se o seu problema é gestão, o web ERP irá automatizar todos os processos e tarefas diárias de maneira prática e eficiente. É um salto em relação a empresas que trabalham com ferramentas antigas e ultrapassadas.

Conheça mais benefícios alcançados com um web ERP, ou converse agora mesmo com um de nossos especialistas sobre como otimizar seus processos através da gestão integrada.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação