É possível lidar com a ansiedade e cuidar da saúde mental durante a pandemia?

08 abr 2020

Os países localizados na Ásia e na Europa foram duramente atingidos pelo novo Coronavírus, também chamado de Covid-19. Nos últimos meses, o Brasil também foi atingido pelo vírus e surgiram os primeiros casos de contágio da doença. O cenário de outras nações, que pode ser facilmente visualizado pelos meios de comunicação, deixou as autoridades brasileiras em estado de alerta para a tomada de medidas preventivas.

Entre essas medidas está a quarentena, na qual as pessoas estão sendo instruídas a ficar em suas casas para evitar a expansão da pandemia. As lojas, as empresas e outros estabelecimentos que não trabalham com serviços essenciais já estão com as suas portas fechadas até segunda ordem.

Os critérios adotados servem para proteger a nossa pátria de um surto que vem sendo previsto por estudiosos do assunto. Todo esse contexto, que parece apenas um filme de terror, deixa as pessoas com muito medo. Assim, em alguns casos, a ansiedade torna-se a grande vilã. Embora essa reação seja um comportamento humano normal, lidar com a ansiedade em altos níveis pode dificultar ainda mais a situação, devido aos problemas de saúde advindos do estresse coletivo.

Deseja saber mais sobre como é possível lidar com a ansiedade e cuidar da sua saúde mental durante a pandemia? Continue a sua leitura!

Estratégias para lidar com o coronavírus

Pessoas que são ansiosas e que têm problemas como a depressão são mais predispostas a passar por momentos de nervosismo durante as crises que a população mundial está vivenciando. As sugestões que daremos a seguir são fundamentadas em estudos científicos e podem ajudar você e sua família a lidar com a ansiedade relativa ao Coronavírus.

Evite ler ou ouvir notícias sobre o Coronavírus que possam causar angústia

Sabe-se que o vírus Covid-19 é altamente contagioso e perigoso. A sua taxa de mortalidade, principalmente para as pessoas acima dos 60 anos e doentes crônicos, é alta. Por essa razão, muitos brasileiros estão ansiosos e com medo. A mídia repassa as informações sobre a pandemia ininterruptamente e, com isso, alguns podem ficar em pânico por ainda não existir um medicamento específico para o tratamento.

O medo da população só aumenta diante das incertezas e da divulgação de informações falsas nas redes sociais. Reduzir a ansiedade é realmente difícil, por isso, é indicado limitar os horários de exposição às notícias da TV e o acesso às redes sociais. A leitura de jornais impressos ou digitais pode ser reduzida para apenas 30 minutos diários. Dessa maneira, a sua ansiedade vai ser mais facilmente controlada.

Continue as sessões de terapia por videochamada

As pessoas mais vulneráveis a crises de ansiedade, que já têm um diagnóstico de depressão ou que têm problemas relativos à saúde mental, podem sentir que essa pandemia é muito perturbadora. Como consequência disso, esses indivíduos podem ter problemas em seus relacionamentos familiares ou profissionais. Para esses casos, é aconselhado continuar as sessões de terapia com seu psicólogo ou psiquiatra por meio de videochamada.

Esse tipo de atendimento já está regulamentado pelas normas vigentes da categoria, dessa forma, tratamentos para ansiedade também podem ser iniciados. Quanto aos pacientes que já fazem terapias, como vimos, o seu recurso terapêutico não deve ser interrompida, já que é preciso buscar a manutenção da sua saúde mental e do seu bem-estar.

Aumente o autocuidado

Outra técnica importante para evitar as crises de ansiedade é aumentar os cuidados cotidianos pessoais. Veja abaixo quais são as estratégias de prevenção que podem ser adotadas hoje mesmo por você e por toda a sua família:

  • durma 8 horas por dia;
  • faça exercícios no quintal de sua casa ou até mesmo dentro da sua residência;
  • use técnicas de meditação;
  • olhe pela janela ou vá até o pátio e aprecie a natureza;
  • adote técnicas de relaxamento, como massagem ou dança.

Essas atitudes durante a quarentena vão ajudar a manter o seu bem-estar psicológico, e o seu sistema imunológico vai ficar ainda mais fortalecido. Isso é indispensável para diminuir a possibilidade de uma queda na imunidade do seu organismo, fator que seria prejudicial nesse momento.

Não subestime a sua resiliência

A maioria das pessoas têm receio até de pensar em como as circunstâncias à sua volta vão ficar de agora em diante. O Covid-19 causa tanto medo que elas passam a imaginar o que fariam se o vírus aparecesse em sua cidade, na faculdade, no trabalho e até mesmo em sua casa. A imaginação pode levar os ansiosos a criar cenários terríveis em sua mente, caso ela não seja dominada por esses indivíduos.

Algumas pesquisas já concluídas mostram que algumas pessoas tendem a subestimar a sua capacidade de superar os problemas que aparecem em suas vidas em situações complicadas. Lembre-se de que você é mais forte do que imagina e, com certeza, vai vencer cada obstáculo. Uma atitude mais otimista vai ajudá-lo a lidar com a sua ansiedade.

Faça trabalhos home office para lidar com a ansiedade

Os trabalhos home office já são muito procurados e realizados por pessoas de várias faixas etárias. Com a chegada do novo Coronavírus ao Brasil e a recomendação para que sejam evitados lugares repletos de pessoas, muitas empresas também adotaram essa forma de trabalho.

Se estiver preocupado, pensando em como vai realizar os trabalhos em sua casa, saiba que você pode gostar dessa alternativa. Tudo é questão de adaptação! Além disso, você trabalhará no conforto da sua casa, economizará tempo, já que não terá que fazer deslocamentos, e ainda se sentirá mais protegido das ameaças do Covid-19.

Leia livros que possam acalmá-lo

Outro hábito interessante e que também costuma ser relaxante é a leitura. Procure livros com assuntos cativantes e crie uma rotina diária para lê-los. Se desejar, pesquise na internet e adquira livros online, pois dessa forma você fará algo que mantém o bom humor e que antes não podia fazer por falta de tempo.

Aceite a incerteza

Aceitar que estamos lidando com informações incertas com relação ao Coronavírus diminui muito a ansiedade. Todas as informações que estão sendo veiculadas referentes ao futuro são apenas previsões e muitas suposições. Seja paciente e espere o tempo passar para ver o que realmente vai acontecer, pois você já deve ter ouvido alguém dizer que tudo passa em nossas vidas.

Enfim, pode parecer difícil lidar com a ansiedade causada pelos acontecimentos atuais. Se isso se aplica a você ou a alguma pessoa de sua família, sigas as estratégias citadas aqui e procure sempre manter a sua cabeça ocupada com afazeres que proporcionem tranquilidade. Assim como as outras pandemias do passado, a crise do Coronavírus também vai passar. Seja forte e confie nas autoridades e nos médicos que estão unidos para ajudar a humanidade!

Gostou do nosso artigo sobre como é possível lidar com a ansiedade durante a pandemia do Coronavírus? Assine a nossa newsletter e receba as nossas dicas em sua caixa de entrada!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação