Estilo de vida sustentável no trabalho é possível?

16 fev 2021

Um dos assuntos mais comentados da atualidade é a sustentabilidade. Esse tema vem na esteira do aquecimento global e visa fomentar a reflexão sobre nossas relações de consumo e a forma que cuidamos dos recursos naturais.

Não é à toa que, por conta das discussões levantadas sobre esse assunto, as pessoas têm buscado mudar seus hábitos e adotar o estilo de vida sustentável. Contudo, o lado negativo é que essas transformações são mais lentas do que deveriam e não atingem a todos. Já a parte boa que é dá para ser mais sustentável em todos os âmbitos da nossa vida. Em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro ambiente que você frequente.

Por essa razão, neste post, vamos falar de sustentabilidade no trabalho, sua importância e quais dicas práticas para implementar esse estilo de vida. Quer saber mais? Então acompanhe!

A importância de hábitos sustentáveis no ambiente de trabalho

Para muitas pessoas, o ambiente profissional é como uma segunda casa, afinal, é no trabalho que se passa a maior parte do dia. Por isso, não dá para ter um estilo de vida sustentável sem incluir algumas mudanças de hábitos nesse local.

Além disso, é preciso ter em mente que a sustentabilidade envolve vários aspectos, como social, econômico e ambiental. Na verdade, isso significa que estamos conscientes do meio em que vivemos e que nos responsabilizamos por ele. E é nesse momento que práticas mais sensatas se tornam relevantes, pois é possível entender que cada uma de nossas atitudes tem influência e consequência no mundo.

É no trabalho também que desenvolvemos mais o senso de cooperação e equipe. E a sustentabilidade está profundamente ligada a práticas cooperativas, a ideia de troca, a empatia e a responsabilidade. Desse modo, são conceitos que podem sair do campo teórico para provocar um efeito prático e relevante dentro do ambiente corporativo, inclusive na melhoria da imagem da empresa no mercado.

Dicas práticas para adotar a sustentabilidade no trabalho

Algumas pessoas estremecem só de ouvir o termo sustentabilidade, justamente por acreditarem que é difícil ou que não vão se adaptar. A questão é que dá sim para cooperar com o meio ambiente e com a comunidade ao seu redor com apenas algumas atitudes simples. Conheça agora alguns exemplos!

Poupe água

Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava as mãos, diminuir o desperdício de materiais de escritório, comida e energia elétrica são todas formas simples de poupar água dentro do trabalho.

Se você quiser ir mais longe, dá para incentivar gestores e supervisores a trocarem as descargas dos sanitários por modelos mais econômicos ou criar pequenos projetos para reaproveitamento de água. Dessa maneira, você vai perceber que ser sustentável, além de agregar valor para a imagem da sua empresa, valoriza o seu currículo e o seu marketing pessoal dentro da organização.

Incentive a coleta seletiva do lixo

Ambientes corporativos ou industriais são grandes produtores de lixo. No entanto, são locais que têm mais oportunidade de realizar a coleta seletiva. Portanto, vale a pena promover a ideia das lixeiras coletivas.

Além disso, existem alguns tipos de materiais que só são coletados por instituições específicas, como é o caso das baterias de celular, alguns produtos eletrônicos e óleo de cozinha. Desse modo, que tal incentivar a sua empresa a ser um ponto de coleta desses produtos?

Economize energia elétrica

Economizar energia elétrica, assim como poupar água, já deveria ser um hábito comum a todos. Afinal, não custa nada apagar a luz quando sair de uma sala, desligar os equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiver usando ou tomar banhos mais curtos.

Tenha cuidado com o desperdício de papel

Escritórios têm um consumo enorme de papel. No entanto, a tecnologia está aí para nos ajudar com isso. Desse modo, tente imprimir folhas somente quando for indispensável e arquive os documentos em nuvem. O que não faltam, atualmente, são alternativas para reduzir a utilização desordenada de papéis.

Otimize os meios de transportes

Essa é uma prática que tem muito impacto no contexto global: usar transportes coletivos ou mais sustentáveis como as bicicletas. Caso não exista outra possibilidade e você precise se locomover de carro para ir ao trabalho, uma ótima alternativa são os aplicativos de carona compartilhada. O Bynd, por exemplo, é absolutamente seguro e favorece a sustentabilidade.

Para entender as vantagens de optar por essa modalidade de transporte, pense que quando uma pessoa vai sozinha de carro ao trabalho, cerca de 4 lugares ficam vazios e são desperdiçados. Já com as caronas, há a possibilidade de ter menos veículos andando na rua, o que serve para reduzir problemas de mobilidade, e você ainda pode fazer ou fortalecer as amizades.

Faça trabalho voluntário

Essa atitude se refere à sustentabilidade social que é tão importante quanto todas as outras. Além do mais, o trabalho voluntário traz benefícios tanto para a comunidade quanto para aquele que o executa. Por isso, por que não incentivar os seus colegas de trabalho a adotarem essa missão com você?

Seja ensinar algo para um grupo de pessoas, ajudar a coletar alimentos para quem necessita, fazer visitas a grupos de risco, entre outras opções. Tudo conta e, no final, o resultado é uma sensação de contribuição mútua.

Ademais, você não precisa de muitas horas para fazer uma atitude solidária. Se cada colaborador se dispor a doar um pequeno período de tempo para ajudar as pessoas em sua volta, o impacto no contexto mais amplo será bastante significativo.

Reaproveite materiais

Na sua empresa existem computadores que estão obsoletos, mas ainda funcionam? Eles podem ser doados para uma escola de computação carente. Além disso, os materiais de escritórios que não são mais utilizados podem virar doações também. O mesmo vale para as embalagens e materiais que, muitas vezes, podem ser reaproveitados.

Atualmente, diante de tantos problemas com poluição e lotação de aterros sanitários, é necessário entender que um item tem diversas utilidades e, em vez de ser descartado e contribuir para o acúmulo de lixo, pode ser reutilizado ou reciclado.

Ter um estilo de vida sustentável não é difícil, principalmente no trabalho, mas exige comprometimento e responsabilidade. De início, pequenos atos individuais são a chave para começar a transformar a vida coletivamente, até que eles se tornem realmente uma resolução comunitária. No entanto, é preciso que alguém tome a iniciativa, que tal ser você?

Gostou de saber mais sobre sustentabilidade no trabalho? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos sobre esse tema e muitos outros!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Baixe o Guia de Mobilidade Corporativa

Preparamos um material para auxiliar sua empresa a construir uma política de mobilidade corporativa eficiente e conhecer os benefícios dela. Conte conosco!

Não vá ainda!
Agende uma demonstração com nossos consultores