Gestão de pessoas no Pós Pandemia: quais são os principais desafios do RH?

20 abr 2021

No Pós Pandemia, os processos de gestão de pessoas precisam passar por algumas adaptações. Afinal de contas, os desafios do RH são outros.

Diante do novo cenário mediado pela tecnologia, tanto os gestores quanto os colaboradores tiveram que mudar completamente sua dinâmica de trabalho.

Mas como suavizar os impactos sentidos no dia a dia?

Descobrir quais são os principais desafios é o primeiro passo. É sobre isso que vamos falar a seguir!

O novo normal na gestão de pessoas

Muitas coisas que até um tempo atrás enfrentavam resistência dentro das empresas, como o home office e os processos de seleção remotos, passaram a fazer parte do novo normal.

Com isso, a rotina dos profissionais se transformou e a maneira de eles se relacionarem também.

Mas não é porque estão trabalhando de casa, via home office, que as preocupações com o bem-estar, por exemplo, devem ser deixadas de lado.

Pelo contrário, a gestão de pessoas assume um papel importante de tomar as medidas necessárias para que todos possam continuar trabalhando com qualidade.

4 maiores desafios enfrentados pela gestão de pessoas no Pós Pandemia

1. Preocupação com a saúde

Durante a pandemia, os cuidados com a saúde dos colaboradores estavam entre as principais preocupações do RH. Saiba que, mesmo depois da crise, eles precisam continuar sendo reforçados.

Isso porque é importante que as pessoas mantenham uma rotina saudável.

Mais do que incentivar certos hábitos, a gestão de pessoas deve oferecer apoio psicológico para os funcionários, pois os reflexos da pandemia na saúde mental não desaparecem de repente. 

Nesse sentido, para oferecer mais saúde mental aos colaboradores e evitar um consequente burnout, o LinkedIn, por exemplo, concedeu, recentemente, uma folga de uma semana para todos os seus funcionários. A iniciativa da corporação teve como objetivo sensibilizar os gestores sobre a questão e a importância de saber ouvir suas equipes e manter uma relação humanizada com cada funcionário.

2. Investimento em tecnologia

Ninguém mais se arrisca a negar a importância da tecnologia para a operação das empresas, inclusive nos processos do departamento de RH.

A integração de sistemas e pessoas por meio da tecnologia é a forma mais inteligente de otimizar o trabalho. É o que vai garantir respostas e tomadas de decisão ágeis.

<<<Veja formas de implementar um RH mais inovador aqui! 

Portanto, os gestores devem investir em automação. E o mesmo deve acontecer em outras áreas da empresa. Para que a tecnologia seja aproveitada ao máximo, é importante que o RH ofereça treinamentos para ensinar os colaboradores a usar os novos sistemas.

3. Inovação na comunicação interna

O Pós Pandemia também chama atenção para a necessidade de as empresas adotarem novos canais de comunicação interna.

Afinal, é preciso ter em mente que o fato de as pessoas estarem trabalhando de casa não deve prejudicar a fluidez da comunicação. Mais do que nunca, a organização precisa estar próxima dos colaboradores.

Pensando nisso, a gestão de pessoas tem a função de investir em canais inovadores e reforçar, junto aos líderes, a importância de conversar com cada profissional para entender suas necessidades e alinhar as expectativas.Por exemplo, existem ferramentas que podem ajudar muito, como: Trello, Asana e Slack.

4. Qualidade de vida dos colaboradores

Quem trabalha com RH sabe o quanto a motivação dos colaboradores afeta o desempenho e a produtividade deles.

Para se sentir motivado no trabalho, todos nós precisamos de incentivos, não é verdade? Nada melhor para incentivar do que melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Mas a escolha das ações certas vai depender da realidade de cada empresa. Uma dica é fazer pesquisas de clima para descobrir maneiras eficientes de trazer mais qualidade para o dia a dia dos funcionários.

Embora pareça complicado, você não precisa se desesperar. 

Lembre-se de que se tratam de mudanças profundas na gestão de pessoas e, portanto, a superação desses desafios não acontece da noite para o dia.

Tudo faz parte de um processo. Seguindo nossas dicas, você com certeza vai se sair muito bem nessa missão!

Precisa de uma força para tomar as decisões corretas quando se trata de gestão de pessoas? Então você precisa conhecer os principais indicadores de RH da empresa e, claro, continuar acompanhando as novidades do nosso blog!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação