Turnover: dicas importantes para diminuir as taxas em sua empresa

05 maio 2021

O turnover é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores do nosso país. Isso porque o Brasil ocupa o primeiro lugar quando se trata de rotatividade de colaboradores – foi o que apontou uma pesquisa global da Robert Half.

Quem trabalha com RH conhece bem o peso que os custos de rotatividade têm para a empresa. Isso sem falar nas demais consequências para o andamento do negócio.

E as causas podem ser várias, como desmotivação, falta de perspectiva de crescimento, ambiente de trabalho ruim, ausência de benefícios, entre outras.

Por isso, os gestores precisam agir!

Quer saber como? Continue lendo para conferir as dicas.

Como diminuir o turnover de uma vez por todas:

1. Descubra as causas da alta rotatividade

Antes de tomar uma atitude, você deve entender os motivos pelos quais os profissionais resolvem se desligar da empresa. Por isso, nada melhor do que ter uma conversa pessoal com os ex-colaboradores para chegar na raiz da insatisfação.

Pesquisas de clima e de satisfação também são recursos que devem ser usados para descobrir a percepção que os funcionários têm em relação ao trabalho. Os dados obtidos ajudam o RH a diminuir o turnover e aumentar a produtividade.

2. Crie um processo seletivo mais criterioso

Um erro comum cometido pelas empresas é a contratação de pessoas que não possuem as qualificações necessárias ou um perfil alinhado à cultura organizacional. Assim, acabam colaborando com o turnover.

Dessa forma, é importante que os processos seletivos se baseiem em critérios bem definidos e uma análise de comportamento, pois isso permite a criação de equipes mais coesas. E, claro, ainda fortalece o DNA da empresa.

3. Desenvolva um plano de carreira para sua empresa

Os melhores profissionais estão sempre em busca de melhores oportunidades, certo? Portanto, se a empresa não oferecer caminhos claros de crescimento, eles provavelmente vão buscar oportunidades em outro lugar.

É por isso que o plano de carreira é a solução. Quando os funcionários se sentem mais valorizados e motivados, eles dão o melhor de si para crescer na carreira e obter novas conquistas.

4. Ofereça salários e benefícios compatíveis com o mercado

Faça pesquisas de mercado para descobrir quanto as empresas da sua cidade estão pagando para os funcionários. Assim, é possível chegar a uma faixa salarial competitiva.

Então, você consegue ter certeza de que está oferecendo salários e benefícios justos. É uma das melhores maneiras de mostrar que a empresa enxerga o valor que cada colaborador tem para o negócio.

5. Promova uma boa qualidade de vida no trabalho

Melhorar a qualidade de vida dos funcionários é fundamental para diminuir as taxas de turnover. Afinal, não é só o dinheiro que influencia os níveis de satisfação no trabalho.

O RH deve investir em bons equipamentos, ergonomia e segurança, além de criar as condições necessárias para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos.

6. Invista no desenvolvimento contínuo dos colaboradores

Por fim, não deixe de oferecer treinamentos e capacitações para que as pessoas possam se desenvolver profissionalmente. Além de diminuir a rotatividade, essas práticas mostram que a empresa se preocupa com o futuro dos funcionários.

Outra sugestão é fazer parcerias com escolas e universidades para oferecer descontos em cursos de qualificação para os colaboradores.

Mantenha os melhores por perto!

Se você quer diminuir o turnover na sua empresa, não deixe de colocar essas dicas em prática. 

Isso porque elas vão na causa dos possíveis motivos pelos quais os seus funcionários resolvem buscar oportunidades fora. Além disso, todo mundo sai ganhando!

O que acha de conferir outras dicas que podem colaborar com o seu trabalho? Então acesse o artigo sobre otimização dos processos de RH e não deixe de acompanhar as novidades do blog!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Baixe o Guia de Mobilidade Corporativa

Preparamos um material para auxiliar sua empresa a construir uma política de mobilidade corporativa eficiente e conhecer os benefícios dela. Conte conosco!

Não vá ainda!
Agende uma demonstração com nossos consultores