Gestão de transporte fretado: é possível deixar as linhas mais inteligentes?

02 jun 2021

Quer saber como otimizar a gestão de transporte fretado deixando as linhas mais eficientes? Então, não perca o artigo de hoje!

Tornar a gestão de fretados ainda mais eficiente é um dos seus objetivos? Sabia que, com a ajuda da tecnologia, é possível otimizar rotas e promover benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa?

Diante desse cenário, é indispensável que as empresas busquem a otimização na gestão de transporte fretado, para diminuir custos e evitar outros impasses, como atrasos, falta de opção de transporte e, consequentemente, queda de produtividade.

Normalmente, para quem mora em locais de difícil acesso, os horários do fretado podem ser pouco cômodos, pois obriga as pessoas a acordar mais cedo. Além disso, para chegar aos pontos de parada, muitos precisam usar o transporte público e enfrentar o estresse dos horários de pico nas grandes cidades.

Mas a boa notícia é que existem soluções para resolver esses problemas e tornar as linhas de fretado da sua empresa mais inteligentes.

Quer saber como? Então continue lendo o artigo!

Por que é importante investir em uma boa gestão de fretados?

Embora muitas empresas ainda não tenham se dado conta disso, a gestão de fretados é capaz de trazer retornos significativos. Isso porque ela gera vantagens para todos, inclusive para a sociedade.

Confira as principais:

Diminuir custos com transporte

Um dos maiores desafios do mundo corporativo é reduzir custos, não é mesmo? Saiba que esse é um dos primeiros impactos positivos da gestão de fretados.

Ao otimizar o uso desse tipo de transporte, os gestores conseguem diminuir os gastos diretos com vale-transporte e contratação do fretado, e indiretos, como aqueles gerados pelo uso aleatório do benefício.

Promover a inovação no RH

Se você quer ajudar a mostrar para a diretoria que o departamento de RH tem um valor estratégico para o negócio, apostar na gestão de fretados é uma ótima escolha.

Isso porque a adoção de soluções de tecnologia é fundamental para aumentar a produtividade da área. E você já deve ter ouvido falar que quem não abraçar a transformação digital corre o risco de ser deixado para trás.

Aumentar a eficiência dos colaboradores

A gestão de transporte também evita que os colaboradores percam tempo presos no trânsito das cidades, pois ajuda a encontrar as melhores rotas.

Com isso, os funcionários não chegam ao escritório cansados. Em vez de se estressar durante o deslocamento, podem descansar ou ocupar o tempo com outras atividades, como ler, ouvir música e interagir com os colegas.

Apostar em uma alternativa de transporte sustentável

Além de ajudar a promover um estilo de vida sustentável, as empresas que se preocupam com a gestão de fretados conseguem otimizar os percursos e diminuir o tempo de rodagem dos veículos.

Dessa forma, é possível reduzir a emissão de gases poluentes, o que deveria ser uma preocupação de todos.

Como a tecnologia ajuda a deixar as linhas mais eficientes?

Ao contratar o serviço de transporte, veja se ele conta com um sistema inteligente de gestão de fretados com acesso aos dados da malha viária da cidade. Com o apoio da tecnologia, é possível otimizar as rotas dos ônibus sempre que for necessário.

Esses sistemas ajudam a empresa a:

  • facilitar o embarque dos colaboradores;
  • fazer um melhor uso dos recursos financeiros direcionados ao transporte;
  • diminuir a ociosidade das linhas;
  • alterar trajetos;
  • incluir colaboradores que usam o transporte público;
  • reduzir os gastos com vale-transporte.

Ainda, os gestores conseguem analisar as taxas de frequência dos colaboradores que usam o fretado e verificar se os investimentos nessa alternativa de transporte estão valendo a pena.

Depois de conhecer os benefícios da gestão de fretados, fica difícil ignorar a importância de investir em uma boa solução, não é verdade?

No final das contas, todo mundo sai ganhando!

O que acha de ler outros conteúdos interessantes para ampliar sua bagagem de conhecimento? Saiba mais sobre a nova realidade da mobilidade no Brasil e descubra como as empresas podem colaborar para um futuro melhor!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

O maior desafio do RH pós-pandemia

Confira nosso material exclusivo sobre O Maior Desafio para o RH no Pós-Pandemia e as soluções percebidas pelos profissionais de grandes empresas.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação