Por que a sua empresa deveria investir na eficiência do transporte fretado?

16 jun 2021

Na busca por alternativas eficientes para o deslocamento de funcionários, as empresas têm encontrado no transporte fretado as melhores vantagens.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o ônibus fretado é uma ótima solução para os atuais problemas de mobilidade urbana das grandes cidades.

Além de colaborar com a redução de veículos no trânsito, o fretamento é um serviço oferecido por empresas que contam com sistemas inteligentes para otimização das rotas.

Mas não é só o trânsito da cidade que sai ganhando.

Tanto as organizações quanto os colaboradores podem aproveitar muitas vantagens graças à eficiência do transporte fretado.

Confira a seguir quais são elas!

6 motivos para a sua empresa adotar o transporte fretado

1. Facilidade e economia na gestão

Para fazer uma gestão mais inteligente do transporte hoje, contar com o apoio da tecnologia é fundamental. E as empresas que oferecem o serviço de fretamento sabem disso.

Elas costumam usar softwares que fornecem informações do deslocamento em tempo real, incluindo, por exemplo:

  • Taxa de ocupação dos ônibus;
  • Condições do trânsito;
  • Velocidade do veículo;
  • Controle de acesso de passageiros.

Graças a esses recursos, é possível melhorar o planejamento e controle do transporte fretado. E, consequentemente, reduzir custos de operação.

2. Alívio para o trânsito nas cidades

Um dos maiores problemas relacionados à mobilidade urbana é o excesso de veículos. Para você ter uma ideia, um ônibus fretado evita que até 40 carros sejam usados.

Ou seja, é uma opção de transporte que ajuda a melhorar o trânsito nas cidades. Ao mesmo tempo, colabora com a diminuição da emissão de gases poluentes.

Por diversos motivos, muitas pessoas precisam usar o carro próprio para ir trabalhar. Mas o conforto do fretado faz com que muitas delas decidam deixá-lo em casa.

3. Aumento da produtividade dos funcionários

Passar um tempão preso no trânsito ou no transporte público superlotado faz parte da realidade da maioria da população. E essas situações são grandes potencializadoras do estresse.

Com isso, os funcionários já chegam cansados na empresa, o que prejudica a motivação para trabalhar. Isso sem falar nos atrasos por conta de problemas no trajeto.

Ao oferecer o transporte fretado, a empresa evita que seus colaboradores tenham que se desgastar todos os dias durante o deslocamento. E, claro, isso ajuda a aumentar a produtividade deles.

4. Controle de ocupação e rotas dos ônibus fretados

Ter acesso aos indicadores de frequência, graças às plataformas de gestão de fretados, é algo que facilita a vida do departamento de recursos humanos.

Afinal, por meio do controle, é possível fazer as alterações necessárias nas rotas dos ônibus.

Além disso, já existe tecnologia capaz de otimizar os percursos para reduzir a distância entre os pontos de parada e o tempo total de viagem.

5. Mais segurança no deslocamento de casa para o trabalho

De acordo com um estudo feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em comparação às motocicletas e carros, os ônibus fretados se envolvem em muito menos acidentes.

Isso porque se trata de um serviço profissional, que conta com todos os cuidados de manutenção necessários para garantir a integridade dos veículos.

6. Melhor qualidade de vida para os colaboradores

O transporte fretado também faz uma diferença enorme no dia a dia dos funcionários. Ao invés de perderem tempo e energia presos no trânsito ou no transporte público, eles fazem o trajeto com mais tranquilidade.

Isso porque podem viajar com segurança e conforto, conversar com colegas, ler um livro, estudar ou descansar no trajeto entre casa e trabalho.

Esses motivos deixam claro por que a sua empresa deveria adotar o transporte fretado. Tanto a empresa quanto os colaboradores ficam mais satisfeitos!

Mas como mostrar para eles que se trata de uma boa alternativa? Confira as dicas de como indicar o transporte fretado para os seus colaboradores!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

O maior desafio do RH pós-pandemia

Confira nosso material exclusivo sobre O Maior Desafio para o RH no Pós-Pandemia e as soluções percebidas pelos profissionais de grandes empresas.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação