Má gestão de transporte por fretamento: quanto custa para a sua empresa?

,

28 jul 2021

Investir esforços na gestão de transporte fretado é fundamental para a sua empresa aproveitar os benefícios dessa solução de mobilidade.

Segundo dados do IBGE, mais de 10 milhões de pessoas trabalham fora do município onde moram, sendo que 7 milhões levam mais de uma hora no trajeto entre casa e trabalho.

Diante desse cenário, o transporte fretado se tornou uma ótima alternativa para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Mas, se a empresa não se preocupa em fazer o gerenciamento adequado, a queda na eficiência do transporte fretado e o desperdício de recursos passam a fazer parte da sua realidade.

Portanto, continue lendo para entender o que é uma boa gestão de transporte e a importância dela para a empresa!

O que é gestão de transporte por fretamento?

Fazer a gestão de transporte fretado é muito mais do que apenas disponibilizar os veículos para os colaboradores. Mesmo quando o serviço é terceirizado, o RH da empresa precisa estar no controle e ter acesso a informações importantes sobre os veículos, passageiros, rotas, entre outras.

A partir disso, é possível otimizar o fretado com a ajuda de recursos tecnológicos para, por exemplo:

  • mapear os endereços dos colaboradores;
  • fazer a roteirização das linhas de fretado;
  • controlar o cadastro de funcionários;
  • monitorar os trajetos dos veículos;
  • acessar a ocupação de assentos.

Por que ela é tão importante para a sua empresa?

Assim como outros departamentos, o RH precisa se apropriar da tecnologia para otimizar o seu trabalho. Ao eliminar os processos manuais, é possível acabar com diversas deficiências na gestão do transporte.

Isso porque a automação ajuda a coletar dados mais precisos, economizar tempo e aumentar a eficiência do fretado. Dessa forma, permite acabar com gargalos, como:

  • veículos com excesso de passageiros ou espaços vagos;
  • desencontros nos pontos de embarque e desembarque;
  • uso do fretado por pessoas não autorizadas;
  • atrasos causados por rotas erradas.

Afinal de contas, o propósito da contratação do serviço de fretado é evitar os atrasos, reduzir os gastos com o benefício de transporte e trazer mais conforto para os deslocamentos dos funcionários.

É por isso que a gestão de transporte fretado é fundamental. Do contrário, a empresa acaba tendo que lidar com custos desnecessários e dores de cabeça que poderiam ser evitadas.

Mas também vale a pena ressaltar que nada disso funciona se a empresa não reconhecer a urgência dessas mudanças. Afinal, muitos gestores ainda não entendem que o fretamento demanda uma gestão especial.

Portanto, é preciso fomentar a importância dessas adequações para garantir a eficiência do transporte e permitir que ele contribua com a produtividade dos funcionários.

Quanto custa uma má gestão de transporte de fretamento?

Fique sabendo que uma gestão de transporte fretado inadequada pode custar caro para a empresa. Em vez de reduzir custos, ela acaba não aproveitando o que está sendo investido.

Se você colocar na ponta do lápis apenas os gastos ligados aos assentos vazios e ao tempo que poderia ser poupado com a otimização das rotas, vai perceber que o valor pode ser alto.

Entretanto, também é preciso levar em conta os custos menos evidentes.

Ao fazer os processos manuais, sem o apoio da tecnologia, a equipe de RH acaba gastando um tempo valioso com atividades operacionais. Esse tempo poderia ser melhor aproveitado em tarefas mais estratégicas.

Sendo assim, é preciso investir na gestão de transporte fretado para evitar prejuízos. E, claro, tirar o máximo de proveito do que ele pode oferecer.

Quer se aprofundar no assunto? Descubra como deixar as linhas de fretado mais inteligentes!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação