O que fazer quando o contrato de transporte de funcionários está perto de vencer?

24 ago 2021

Cuidar do transporte de funcionários é uma das responsabilidades dos profissionais de RH. Diante do contexto em que a gente vive hoje, tomar decisões em relação ao benefício de transporte se tornou bastante desafiador.

Isso porque, além do transporte fretado, hoje existem novas alternativas de mobilidade corporativa que contam com o apoio da tecnologia para garantir eficiência.

Então, como saber qual solução de transporte escolher quando o contrato atual estiver para vencer?

É sobre isso que vamos falar a seguir. Vem com a gente!

Transporte de funcionários: avalie se vale a pena continuar com o mesmo contrato

Por muito tempo, o fretado ofereceu às empresas o serviço que elas precisavam para trazer mais conforto e bem-estar para o transporte de funcionários.

No entanto, antes de renovar o contrato, que seria a opção mais cômoda, faça uma análise cuidadosa dos pontos positivos e negativos de continuar adotando a mesma opção.

Mas, por onde começar?

Bom, o primeiro passo é considerar o contexto em que estamos vivendo. Com a chegada da pandemia, o mundo foi obrigado a enfrentar não apenas a crise sanitária como também as inúmeras consequências dela.

Assim, as empresas tiveram que tomar as medidas necessárias para continuar funcionando sem colocar a saúde dos seus colaboradores em risco. Uma delas foi aumentar os cuidados com o transporte coletivo.

Por se tratar de um ambiente de grande aglomeração, causa preocupação nas pessoas, já que os passageiros estão expostos aos riscos de contaminação.

Com o objetivo de reduzi-los, as empresas passaram a diminuir a quantidade de pessoas permitidas por veículo. Isso acaba aumentando os gastos com o benefício, já que mais fretados tiveram que ser contratados.

Itinerários e falta de otimização

Os responsáveis pela gestão do transporte de funcionários também precisam pensar na quantidade de tempo que essa atividade consome.

Na maioria das empresas, o quadro de colaboradores sofre alterações ao longo do tempo com a saída e contratação de novos profissionais. Sempre que uma mudança acontece, o RH precisa reavaliar os itinerários dos fretados.

Afinal, é preciso levar em conta onde os funcionários moram, os pontos de embarque e desembarque, o trânsito da cidade, entre outros fatores.

E nem sempre o fornecedor contratado para o serviço oferece essa facilidade ou conta com tecnologias capazes de otimizar as atividades. Ninguém merece ter que fazer tudo isso manualmente, não é mesmo?

Em vez disso, os profissionais de RH poderiam investir seu tempo em tarefas mais estratégicas para o departamento.

Busque uma solução para o transporte de funcionários alinhada à realidade da empresa

Graças à tecnologia, hoje a gente pode contar com outras opções de mobilidade que conseguem unir sustentabilidade, segurança e bem-estar.

Uma delas é o Bynd Comunidade, que substitui os ônibus fretados por carros compartilhados, oferecendo mais flexibilidade para o deslocamento entre casa e trabalho.

A solução conecta pessoas que têm um destino em comum e compatibilidade de horário. A partir disso, cria rotas compatíveis para os usuários. Quando a combinação é feita, o aplicativo solicita um veículo de um dos parceiros do Bynd.

Ao otimizar o transporte de funcionários, gera diversos benefícios:

  • Diminuição dos riscos de contágio durante a pandemia;
  • Redução de custos com deslocamentos individuais e estacionamento;
  • Tempo bem gasto com interação, contribuindo para o fortalecimento de vínculos entre os funcionários;
  • Cultura de mobilidade, já que o Bynd Comunidade conta com um time para ajudar as empresas a adotar boas práticas;
  • Controle por relatórios para acompanhar os deslocamentos e tornar a gestão de pessoas mais eficaz e controlada;
  • Marca amiga do meio ambiente, o que faz a empresa se destacar no mercado por colocar em prática ações concretas voltadas à sustentabilidade.

Quer substituir os fretados por carros compartilhados? Veja como reduzir os custos com mobilidade e garantir um deslocamento mais humano para os seus colaboradores!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação