Transporte fretado: como a tecnologia pode contribuir para um custo total menor? 

,

04 ago 2021

Não é de hoje que o transporte fretado existe. Mas foi de uns tempos para cá que ele passou a ser visto como uma alternativa eficiente de mobilidade urbana pelas empresas.

Isso porque o fretado gera benefícios para os funcionários, para as organizações e para as cidades. E um deles é a redução de custos.

Você sabia que é possível economizar ainda mais recursos ao adotar a tecnologia na gestão do transporte fretado?

A gente preparou este artigo justamente para falar sobre o assunto.

Vamos lá?

Por que o transporte fretado é visto como uma forma de reduzir custos?

Segundo a pesquisa Mobilidade Corporativa: Potencial econômico de sua implantação, feita pelo CEBDS em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, as organizações podem reduzir custos em até 45% ao adotar medidas sustentáveis de transporte.

Esse é o caso do transporte fretado, pois eles ajudam a reduzir a quantidade de veículos rodando nos grandes centros urbanos e a emissão de gases poluentes.

Ao contar com essa alternativa, muitas pessoas podem deixar seus carros próprios em casa, sobretudo aquelas que moram distante ou em locais mal atendidos pelo transporte público.

No entanto, fique sabendo que a redução de custos se deve também a outros fatores.

O fretado traz mais conforto para o trajeto entre casa e trabalho, garante maior pontualidade, aumenta a produtividade, reduz as taxas de turnover e traz mais qualidade de vida para os funcionários.

Portanto, como consequência, a empresa só tem a ganhar, já que o tempo e os esforços dos colaboradores passam a ser melhor utilizados.

E qual é o papel da tecnologia?

Talvez você esteja pensando agora o que tecnologia tem a ver com transporte fretado. Pensando nas soluções modernas disponíveis no mercado hoje, essas duas coisas estão intimamente ligadas.

Isso porque hoje as empresas podem contratar o serviço de fretado de fornecedores que investem em recursos tecnológicos para aumentar a eficiência do transporte.

Com esses recursos, é possível, por exemplo, monitorar veículos e desempenho dos motoristas, acompanhar a ocupação de assentos, otimizar rotas, controlar a entrada e saída de passageiros, entre outras.

3 formas de economizar ao contar com a tecnologia no transporte fretado

1. Roteirização inteligente

Quando o assunto é transporte fretado, fica impossível não falar em eficiência. Para isso, nada melhor do que usar a tecnologia como uma aliada na hora de otimizar o serviço.

Graças a ela, é possível traçar as melhores rotas e definir os pontos de embarque e desembarque mais adequados.

Além disso, a tecnologia ajuda a trazer inteligência para a roteirização ao contemplar possíveis mudanças de endereço dos colaboradores. Ainda, ao atender novos funcionários, talvez os itinerários tenham que ser repensados.

Há também os aplicativos associados aos serviços que fornecem informações sobre o trânsito nas cidades e ocorrências que podem afetar o trajeto dos fretados.

2. Acompanhamento da ocupação de assentos

Toda empresa está sujeita a ter que lidar com alterações no quadro de funcionários, não é mesmo? Mas isso não deve ser um problema para a gestão dos veículos fretados.

Afinal, a contratação do serviço pode ser feita de acordo com a demanda. Ou seja, a empresa só paga pela quantidade de assentos necessários.

Para ter o controle da ocupação, a tecnologia surge de novo como uma ótima parceira. Dessa forma, o RH não precisa desperdiçar recursos com muitos lugares vagos nos veículos, nem ter que lidar com a lotação deles.

3. Produção automática de relatórios

Ao aproveitar tudo o que a tecnologia pode te proporcionar, você consegue deixar de lado as tarefas manuais que tomam boa parte do seu tempo.

Isso porque acompanhar métricas por meio de planilhas de excel é bastante cansativo. Em vez disso, você pode automatizar os relatórios do transporte fretado.

Assim, as equipes de RH podem se dedicar às atividades estratégicas do departamento e fazer uma gestão mais eficiente.

Como você viu, é importante que as empresas conheçam os recursos disponíveis nos serviços de mobilidade. Os tempos mudaram, as tecnologias evoluíram e o transporte fretado também!

Quer adotar essa alternativa na sua empresa? Descubra como indicar o transporte fretado para os colaboradores!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação