Como saber o que vale mais a pena? Entre o transporte fretado e o vale-transporte, qual deles apresenta mais vantagens? Será que existe uma opção com melhor custo-benefício?
Escolher a forma ideal de oferecer o benefício para os colaboradores é um desafio na vida dos profissionais de Recursos Humanos.
Por isso, a gente resolveu preparar este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre as vantagens e desvantagens, tanto do transporte fretado quanto do vale-transporte.
E, ao final, você confere uma dica de ouro!
Como escolher entre o transporte fretado e o vale-transporte?
Uma gestão estratégica do benefício de transporte depende da avaliação de vários fatores e não apenas do custo direto associado a ele.
Portanto, não se trata sobre simplesmente comparar dois valores.
É preciso levar em conta todos os impactos gerados por cada opção de mobilidade. Vamos falar sobre isso a seguir!
Transporte fretado
As empresas geralmente contratam o serviço de um fornecedor especializado. E hoje já é possível contar com uma certa flexibilidade, pagando, por exemplo, pela quantidade de assentos necessários em cada momento.
O transporte fretado é conhecido por trazer mais qualidade de vida para os funcionários. Afinal, traz conforto para o deslocamento diário. Com isso, os colaboradores se sentem mais satisfeitos, além de serem mais produtivos no trabalho.
Portanto, trata-se de um investimento que pode trazer retornos para a empresa. Se quiser fazer o cálculo correto, tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.
Mas o fretado apresenta uma desvantagem: nem sempre consegue atender a todos. Ou seja, mesmo oferecendo o serviço, alguns profissionais acabam tendo que usar o transporte público ou veículo próprio.
Vale-transporte
Já o vale-transporte é uma opção mais comum, adotada por grande parte das organizações.
Pode ser que, em um primeiro momento, ela pareça ser mais barata. No entanto, é preciso levar em conta o desgaste causado pelos longos trajetos em ônibus lotados.
Isso também acaba custando para a empresa.
Outro fator importante é o recorrente reajuste do valor das passagens de transporte público. Embora não seja possível prever os aumentos, as empresas precisam estar preparadas para cobri-los.
Por que uma solução tecnológica é a opção mais barata para as empresas?
Além de fazer uma comparação entre o transporte fretado e o vale-transporte, é importante que você também leve em conta outras alternativas de mobilidade.
Isso porque hoje já existem soluções inovadoras, baseadas na tecnologia e voltadas para a mobilidade corporativa, como é o caso do Bynd Comunidade.
Se você nunca ouviu falar, fique sabendo que a solução consiste no uso de carros compartilhados, que podem substituir os veículos fretados das empresas.
Por meio de um app, os colaboradores podem compartilhar o trajeto entre casa e trabalho com outros profissionais que têm um destino em comum.
É uma maneira de trazer ainda mais qualidade de vida para os funcionários, que acabam se conectando de forma orgânica por meio da solução.
Para você ter uma ideia, o Bynd Comunidade é capaz de gerar uma economia de 250 mil a 4 milhões de reais para a sua empresa. Isso é muita coisa, não é verdade?
E as vantagens não param por aí!
Além disso, a solução aplica a sustentabilidade na prática, já que ajuda a reduzir a quantidade de veículos fretados e particulares rodando pelas cidades. E ainda oferece outros benefícios:
- Relatório de viabilidade: análise da mobilidade de sua empresa e das oportunidades de redução de custos com os fretados;
- Segurança: rede fechada para apenas colaboradores da sua empresa;
- Rotas inteligentes: conexão de colaboradores por rotas compatíveis;
- Relatórios: dashboard e reuniões para acompanhamento de resultados;
- Suporte: atendimento ao usuário e time de comunicação para auxiliar em campanhas de lançamento.
Ficou curioso para saber mais? Então aproveite para conhecer todas as soluções de mobilidade oferecidas pelo Bynd!